terça-feira, 25 de setembro de 2012

Proteína do Hulk


Quem nunca quis ter músculos ou ter um corpo legal sem fazer muito esforço!


 Estudos recentes revelou que inibir a produção de uma proteína específica pode resultar em ganho de massa muscular sem necessidade de exercícios físicos ou dietas.
Para chegar a essa conclusão, a equipe de pesquisadores comparou dois grupos de cobaias: no primeiro, os participantes tiveram o gene produtor da proteína Grb10 bloqueado enquanto ainda estavam no útero; no segundo, as cobaias não passaram por qualquer intervenção.

Ao comparar os músculos tanto de ratos recém-nascidos como de adultos dos dois grupos, os pesquisadores perceberam que aqueles que não produziam a Grb10 eram consideravelmente mais fortes. Além disso, os resultados sugerem que as mudanças causadas pela inibição da proteína ocorreram principalmente durante o desenvolvimento pré-natal.

“Ao identificar um novo mecanismo regulador de desenvolvimento muscular, nosso trabalho revelou novas estratégias em potencial para aumentar massa muscular”, destaca Lowenna J. Holt, do Programa de Pesquisa em Diabetes e Obesidade do Instituto de Pesquisa Médica de Garvan (Austrália).
Como os processos envolvidos em regeneração e reparo de músculos são similares aos de formação inicial, os resultados do estudo apontam que, no futuro, talvez seja possível acelerar o crescimento ou a

recuperação muscular – o que pode beneficiar pacientes de distrofia muscular, diabetes tipo 2 ou outras doenças que afetem os músculos.
Apesar dos avanços, porém, ainda são necessários mais estudos a respeito dos mecanismos de ganho de massa muscular. Assim, para quem tem condições de segui-lo, o método convencional permanece a melhor opção: exercícios constantes e direcionados, acompanhamento profissional, boa alimentação, boa rotina de sono e uso supervisionado de suplementos alimentares.

Antes de encerrar, uma curiosidade: a Grb10 foi apelidada pelos pesquisadores de “proteína Hulk” – o que soa meio contraditório, já que ela não ajuda a ganhar músculos, mas justamente o oposto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário