quarta-feira, 1 de agosto de 2012

De adeus as caries e todas bactérias existentes


Um grupo de pesquisadores da renomada Universidade Yale, em New Haven (Connecticut, EUA), parecem ter descoberto uma substância boa demais para ser verdade: em não mais que 60 segundos, ela mata todas as bactérias causadoras de cáries.
Este novo herói dentário é uma molécula, batizada de Keep 32 (“mantém 32”, na tradução literal), uma referência ao número total de dentes da arcada. O vilão número 1 a ser combatido é a temível bactéria Streptococus Mutans, velha conhecida daqueles que têm preguiça de passar fio dental depois de cada refeição.

O composto, que vem sendo pesquisado desde 2005 por dois pesquisadores chilenos radicados nos Estados Unidos, opera de uma maneira muito simples. Uma vez em contato com a boca, a Keep 32 executa um procedimento bioquímico que promove um verdadeiro arrastão entre os dentes: em cerca de um minuto, não sobra nenhuma bactéria viva para contar a história.
Durante horas, sua boca fica livre de invasoras e limpa como você provavelmente nunca terá sentido antes. Depois de sujar os dentes novamente, basta mais uma aplicação e “zás”!, a boca está tinido novamente.
Quando teremos acesso a essa maravilha?
A utilização da molécula será muito simples: depois de ativada, a substância pode ser misturada não apenas a qualquer creme dental, flúor ou outro produto de higiene bucal, como também a balas, chocolates ou outras guloseimas!
Isso significa que o ato de mascar chicletes, por exemplo, deixará de ser um potencial causador de cáries para se tornar mais um soldado na limpeza de suas gengivas.
A estimativa dos cientistas é adaptar o produto para uso comercial em 14 a 18 meses, ou seja, até o final de 2013. Até lá, recomendamos que você continue escovando bem os dentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário