terça-feira, 16 de abril de 2013

Saiba tudo sobre calculo renal



Calculo renal mais conhecido popularmente como pedra nos rins,
quem já teve jamais esquece a dor absurda nas costas que não melhora
em nenhuma posição ,que também pode causar
vômitos náuseas...


A dor é a mesma independente do cálculo se for grande ou pequeno o que gera
mesmo a dor é a posição e lugar que ele esta posicionado podendo realmente
doer muito.



Para quem não sabe
cálculo renal, a pedra nos rins surge com acúmulo de cristais na urina, que pode ser o ácido úrico, cálcio, cistina e, na maioria dos casos, oxalato. Essas substâncias se aglomeram e se depositam nos rins ou nos canais urinários, formando algumas “pedras”, que podem gerar complicações para serem eliminadas.

Isso acontece pela baixa ingestão de líquido, mas há outros fatores que podem agravar o problema. “Fatores metabólicos e falta ou excesso de algumas substâncias podem causar desequilíbrio na urina, o que contribui para a formação de cálculos. Como, por exemplo, quando a pessoa perde muito cálcio na urina ou tem a urina pobre em citrato. O ideal é manter tudo em equilíbrio”, explica Daniel. De acordo com ele, dependendo do tipo de cálculo, também é importante evitar uma dieta rica em sal e carne vermelha e não consumir excesso de vitamina C.


O presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia,Daniel Rinaldi dos Santos,diz
que  entre 5% e 10% da população brasileira já teve ou vai ter cálculo renal uma vez na vida. Sendo que, desses, 50% apresenta um histórico familiar do problema. Para evitá-lo, o conselho médico é antigo e bem simples: beber, no mínimo, dois litros de água por dia.




As pedras no rim pode se formar em homens ou mulheres, principalmente na fase adulta, mas segundo Hercilio, existe uma tendência maior do problema em pessoas do sexo masculino. “A diferença é de 60% dos casos em homens e 40% em mulheres”, explica ele. Vale lembrar que, ainda que em menor escala, o cálculo renal também pode atingir crianças.


Uma boa forma de prevenir o problema, é ficar atento à quantidade de urina liberada diariamente. "O volume urinário deve ser grande. O indicado é eliminar 30 ml de urina por quilo de peso corporal. Ou seja, se uma pessoa tem 65 kg, deve liberar, em média, 1.900 ml de urina diariamente", explica o presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia. Outro aspecto importante é a coloração do xixi, que nunca deve apresentar um aspecto escuro.



Como já foi dito aqui para prevenir o melhor é beber muita água.
Não é suco, ou nada parecido é água pura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário